sábado, 4 de maio de 2013

Sexualidade, relacionamentos e vida de oração

 Ricardo Sá

Nossa conversão e nosso compromisso com Deus só serão sustentados dentro de nós se formos homens e mulheres que rezam. Tudo vai esvair, ficar esquecido. Se não cultivarmos a semente, a Boa Nova do Evangelho, virá o mal para semear a má semente. O alicerce desta vida nova precisa ser alguém que reza.

Para mim, rezar significa ir à missa todos os dias, rezar o rosário todos os dias, confessar sempre que necessário, adorar o Santíssimo Sacramento, jejuar toda quarta e sexta-feira e fazer o estudo da Palavra de Deus diariamente. Não consigo conceber vida cristã que siga adiante sem ter esta matéria, esta vida de oração como alicerce, como base.

Travamos uma grande batalha em casa, no trabalho, no namoro... não se iluda. É preciso crescer no amor que existe em você e nas manifestações desse amor; na riqueza que você é, na riqueza que é sua família e sua própria vida. Você não pode perder a graça que recebeu.

Rezar não é a única forma de cultivar o que você recebeu, mas é uma delas. Que compromisso você assume para cultivar aquilo que recebeu? Somos como uma plantinha bem delicada. Suponhamos que estivéssemos quebradiços devido a muitos ventos, tempestades e falta de cuidado. Recebemos força de Deus, luz do Espírito Santo, adubo da Palavra, e agora existe um novo vigor. Existe dentro de você um novo vigor! O que fazer para essa plantinha verde e viçosa continuar crescendo? Não basta lhe dizer “cresça”.

Para cultivar a castidade, a pureza e a santidade, o alicerce da sua casa precisa ser a vida de oração, como uma planta que recebe da sua raiz vida, força e vigor.

Essa vida não acontece com uma oração, com um terço de vez em quando, indo à missa somente aos domingos... Para homens e mulheres que assumem o compromisso de conversão, não é mais possível ir à missa só aos domingos. Com a sede de Deus que temos, precisamos buscar outras oportunidades para receber o alimento que nos guarda e nos prepara para o Céu: a Eucaristia.

A confissão precisa acontecer sempre que necessário. Depois que nos encontramos com Deus, não podemos continuar tendo ideias como: “Não vou me confessar porque o padre é um pecador como eu”. O que importa é a graça que a Igreja concedeu àquele homem de Deus através do sacramento da ordem, dando-lhe, em nome de Deus e da Igreja, o poder para perdoar os nossos pecados.

Durante algum tempo levei minha vida me confessando todo mês. Depois vi que era hipocrisia da minha parte, pois deveria me confessar sempre que necessário, e não esperar completar um mês para fazê-lo.

Aprendi que aquele que se confessa várias vezes, há anos, o mesmo pecado, não é um fraco, mas um lutador. Está na luta, está aguentando firme. Continue se confessando e recebendo a cura, a graça de que você precisa. Fraco é quem se afasta da confissão porque não tem coragem suficiente para acusar-se diante de Deus que é amor. Se não tomarmos cuidado, vamos levando nossa espiritualidade de qualquer jeito.

Inventamos mil motivos para não ter profundidade na nossa vida espiritual, que é de fato aquilo que nos dá sustento. A boa semente que você recebeu precisa ser cuidada e a primeira coisa a fazer é resolver a sua vida de oração.

Vida de oração não é o mesmo que espiritualidade. Vida de oração é o que fazemos quando rezamos. Minha vida de oração é minha luta para ir à missa todos os dias, fazer estudo da Palavra todos os dias, confessar sempre que necessário, jejuar toda quarta e sexta-feira e rezar o rosário todos os dias.

Espiritualidade é o fruto da minha vida de oração. Um dos frutos da minha vida de oração é uma certeza imensa que tenho de que Deus está presente em todas as realidades, mesmo naquelas mais difíceis. Sei que em tudo Deus está e me ama. Isso é espiritualidade, que é fruto da vida de oração. A vida de oração é a árvore e a espiritualidade, os frutos que colhemos.

Sua vida de oração precisa ser crescente. Chega de altos e baixos. Você precisa decidir o que quer fazer com o Deus da sua vida. Eu não durmo sem a Palavra de Deus, é uma regra para mim. Posso estar extremamente cansado, seja por qual for o motivo, na minha casa não tem cama sem Bíblia. A decisão de ter uma vida de oração muda radicalmente nossas vidas.

Não pense que você já está suficientemente forte para enfrentar esse mundo em que vivemos. Quando achamos que já sabemos de tudo ou que somos fortes o suficiente por fazermos o estudo da Palavra todos os dias, por adorarmos Jesus com maior tranquilidade e ter até calo nos joelhos, estamos perdidos. 
Um grande segredo para quem quer rezar constantemente e crescer na oração é sempre se considerar um iniciante.

Tome sua Bíblia todos os dias como iniciante. Reze o seu rosário todos os dias como iniciante. Não brinque, não desperdice a graça de Deus. Acredito na espiritualidade que faz crescer quando me faz desligar a televisão e ir para o meu quarto rezar com a Bíblia. Acredito na espiritualidade quando meu amigo me telefona e diz: “Vamos sair? Vai ter um programa legal” ou “Vamos para um baile? Depois dormimos na casa de um colega”. E eu digo: “Olha, me desculpe, mas não fiz meu estudo bíblico ainda. Podia até ir, mas pode deixar para a outra semana?” Talvez possamos perder esse amigo, mas não acredito em nenhuma outra espiritualidade que não cresça dessa forma.

Deus toca naquilo que de fato nos faz feliz: nossa capacidade de amar. Você deve conhecer pessoas que possuem muito dinheiro, muitos bens, mas que não se tornaram amor e por isso são frustradas e infelizes. Deve conhecer também pessoas muito simples, algumas sem dinheiro, que tiveram uma vida pobre materialmente e nem tiveram o que comer, mas foram muito amadas e são pessoas íntegras. Você deve conhecer muitas pessoas que conheceram o mundo inteiro, viajaram, falam cinco idiomas e conversam sobre muitos assuntos, mas que não possuem o brilho nos olhos e o sorriso nos lábios. Essas pessoas não fizeram a experiência do amor.

Depois que você conheceu esse amor de Deus, qual seu esquema de vida? O inimigo não quer que você reze, ele enche seus pensamentos de coisas para fazer. Na adoração ao Santíssimo Sacramento, ao faltar dez minutos para terminar, você já fica pensando no que vai fazer depois...
É luta, é domínio próprio. O segredo para uma vida de oração fecunda, profunda e crescente não é fazer muitas coisas. O importante é, diante do mínimo que se compromete a fazer, fazer com fidelidade. Cresce mais a pessoa que faz todos os dias a sua adoração ao Santíssimo Sacramento por dez minutos do que quem a faz por meia hora de quinze e quinze dias.

É preciso ser fiel no pouco para que aconteça o domínio de si, a fortaleza, e assim progredir na graça que recebeu. Você precisa ser responsável pelo tesouro que recebeu. Você não pode ser cristão “seis horas”, não pode ser cristão “vocês oram por mim”.

É preciso ser responsável. Você precisa escolher o que fazer, com quem andar. Junto à vida de oração vêm as práticas da virtude que você recebeu. Com quem você anda é alimentada a virtude da castidade? As conversas animam, sustentam você na castidade e na santidade que se propôs? Você precisa saber realmente o que fazer com o que recebeu, porque recebemos tanto que podemos ser um bando de medíocres.

Mediocridade é o “mais ou menos”. É como atravessar um rio com o pé em um barco e o outro pé em outro. Não é possível, vai se rasgar ao meio. Essa decisão virá com as práticas da virtude.

O que faz com que as práticas da virtude tenham efeito em nós é um tempo grande que gastamos praticando-as. Muito tempo praticando a pureza no olhar. Deus é Pai, mas não é bobo. Ele não vai dar um tesouro como a castidade na mão de quem não sabe lidar com ela. Deus quer ver você provado e isso leva tempo. Existe em você uma virtude, mas precisa ser exercitada.

Existem aqueles que precisam exercitar-se na castidade nos olhos, e precisam exercitar muito. Existem aqueles que precisam da castidade no falar. Treine e exercite.

Virtude vem do latim virtus, que quer dizer força. Você precisa tornar-se forte na virtude. É preciso treinar, exercitar naquela virtude. Por quanto tempo? Por muitíssimo tempo.

Isso vai lhe conceder têmpera, garra, força, coragem para dizer não quando precisar. Você vai precisar dizer: “Não, estou fora, pare com essa conversa...” Isso exige garra, suor, sangue, dor.

Lembro-me de um show em que eu estava cantando e três garotas começaram a dar uma paquerada violenta em mim. Eu sou homem! E eu cantando e elas me encarando. Falei da minha esposa, Eliana Sá, mas as três continuaram de olho em mim. Aquilo me envolveu, e a primeira coisa que fiz quando cheguei a Cachoeira Paulista foi procurar um padre e contar-lhe o que houve. Confessor de quinze em quinze dias? Não! Mas sempre que necessário, senão não chegamos nunca a lugar nenhum.

Um dia disse para minha mãe: “Mãezinha querida, se não fosse o Espírito Santo em mim eu seria o ‘cabra’ mais safado desse mundo”. Não tenho medo de dizer isso porque a graça de Deus que me sustenta é a mesma que precisa sustentar você. A luta que eu travo é a mesma que você.

Existem pessoas que aparecem em nossas vidas e são como a presença do diabo, aparecem para erotizar pensamentos e conversas. Você é muito homem, e essa energia maravilhosa precisa ser canalizada para Deus. Por isso, castidade não é castração, mas é cuidar do tesouro que Deus nos deu.

Uma mulher apaixonada quer carinho, amor, afeto, palavras, aconchego e o homem quer ter prazer. Imagine esta realidade sem aquele homem que reza, sem a mulher cheia do Espírito Santo. Se o seu namorado tem tudo para levá-la ao inferno, abandone-o. Com as companhias vêm também as desvirtuações que partem de uma afetividade mal vivida, gerando uma sexualidade deturpada; daí vem o homossexualismo e o lesbianismo.

Deus o criou homem, e que maravilha de homem você precisa ser em tudo. Deus a criou mulher, e que maravilha de mulher você precisa ser em tudo.

Se você não teve muito afeto, gerando em você carências, e com isso aconteceram as experiências sexuais com pessoas do mesmo sexo, despertando em você esse interesse, saiba que a luta é grande. O mundo manda fazer sua opção porque você é livre. É uma pressão enorme sobre sua pessoa. Mas é preciso entender que sua íntima decisão de buscar a sua cura é fundamental. Não importa o fundo do poço no qual você se encontra, é preciso decidir-se.

Não tenha medo e afaste-se das pessoas que alimentam em você todo e qualquer desregramento na sua afetividade e sexualidade. Sua luta será enorme. Mas também sua coroa será enorme.

Encontre alguém que tenha maturidade e possa ouvir sua história e compreender o que se deu com você. Que seja alguém que o ama, que seja imparcial e queria seu bem acima de tudo. Não alguém que vai “passar a mão” na sua cabeça e dizer: “Coitadinho!” Você precisa de alguém que o assuma e reze por você. Se você não se confessou sobre isso, procure um sacerdote. Busque um diretor espiritual para que o oriente. E não se culpe: você é mais vítima do que culpado. Nem tudo são traumas e marcas do passado. Muitas coisas são sem-vergonhice e você precisa cuidar disso de maneira séria.

É preciso abrir o coração. Não se esconda. Não sofra sozinho. Mesmo que você ache que não tem ninguém com quem contar, não se desespere. Tenha paciência. Firme-se na caminhada. Deus lhe dará alguém com quem repartir a vida e receber a orientação e a força que precisa, mas também não seja tolo. Não ande com quem você não deve andar, com quem não o constrói.

Se alguém ouvir o seu testemunho de vida, poderá acompanhá-lo. Pois verá seu autodomínio, sua castidade, a felicidade de ser íntegro, de pertencer a Deus. Essa felicidade o mundo ainda não conhece. Por isso, aguenta firme!

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...